Quais são as 6 fases do ciclo de pedidos?

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Conhecer as 6 fases do ciclo de pedidos é um passo fundamental para melhorar a experiência de compra do cliente. Saiba como defini-las!
Quais são as 6 fases do ciclo de pedidos?

Conhecer as 6 fases do ciclo de pedidos é um passo fundamental para melhorar a experiência de compra do cliente. Saiba como defini-las!

Os pedidos feitos pelos clientes começam no interesse despertado por algum anúncio, que pode estar em qualquer rede social ou plataforma digital. A partir desse momento, o cliente pode adicionar o produto ao carrinho e conferir as condições de frete (como o custo e o prazo de entrega).

Em seguida, este consumidor realiza o pagamento, e após a sua confirmação, a empresa começa a agir nos bastidores. Isso porque o próximo passo para o cliente é apenas receber a mercadoria solicitada e usufruir dela.

No entanto, para a empresa, existe um longo processo para que tudo dê certo, e é aqui que surgem as fases do ciclo de pedidos. Vamos entender o que cada uma delas significa e como você pode defini-las com sucesso.

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6 fases do ciclo de pedidos

Mais importante do que definir as fases do ciclo de pedidos é monitorar a sua execução. Nesse sentido, tenha esse olhar para as fases que traremos a seguir.

  • Integração com o ERP (Sistema de Gestão da Empresa)

É interessante ter a tecnologia como a sua principal aliada, como integrar o ERP aos pedidos. No entanto, essa integração não é feita de maneira automática, em especial por conta da falta de estoque da mercadoria no ERP, no descumprimento das regras fiscais e erro técnico na integração.

A falta de estoque do item é comum em e-commerces, pois um único espaço de armazenamento é dividido entre lojas físicas, marketplaces e um site. Assim, é possível que um único produto seja consumido ao mesmo tempo por pessoas diferentes. Por isso, tenha atenção com a atualização virtual sobre o estoque.

Outro problema enfrentado é o descumprimento fiscal, e isso acontece com frequência na venda para pessoa jurídica – uma vez que o endereço para entrega não será o mesmo indicado na Receita Federal. Caso a venda seja dentro do estado, não há nenhum problema, afinal, o ICMS é arrecadado sem dor de cabeça.

Por fim, ao investir na integração com o ERP, cuidado com o monitoramento do estoque e a disponibilidade de produtos no sistema. Se for necessário, aumente o prazo de entrega para que o ciclo de pedidos seja concluído com sucesso.

  • Faturamento do pedido

Após integrar o pedido ao ERP, agora a fase é de faturamento do produto. Muitas empresas ainda insistem na inversão dessas etapas, separando os itens primeiro, pela falta de credibilidade nos dados relativos ao estoque físico e virtual.

Porém, você pode escolher entre o faturamento automático e o manual, indicando uma pessoa específica para isso. A principal observação sobre esta etapa é a emissão da nota fiscal com a Secretaria da Fazenda – pois quando não está disponível, é impossível faturar o produto.

Logo, esse momento deve ser monitorado para garantir a ausência de pendências quanto às notas.

  • Fase de picking e packing

Nas fases do ciclo de pedidos, essa etapa pode estar antes do segundo tópico, como foi explicado acima. Mas ela se refere à separação e embalagem dos produtos para envio.

Na prática, isso significa que as mercadorias serão transportadas de um local (geralmente, do estoque) para o packing, em que elas serão embaladas. Após a embalagem correta, os pedidos são encaminhados para o picking, indicando que estão prontos para serem enviados.

O maior problema enfrentado aqui é a ausência de produtos no estoque, que costuma acontecer quando a empresa não tem controle de armazenamento ou uma gestão inadequada de inventário.

  • Expedição e retirada na loja

O cliente pode escolher retirar na loja o pedido ou aguardar em sua casa a chegada dele – isso se a sua empresa tiver a estrutura necessária para isso. A retirada é simples, basta embalar e deixar pronto para que o cliente se desloque ao local físico.

No caso do envio, todos os parceiros precisam ser comunicados de forma sistêmica através do NOTFIS (com todos os dados da nota fiscal), com a previsão sobre o volume de produtos que embarcarão para cada transportador.

Com essa comunicação, o transportador escolhe o tipo de veículo que melhor se adequa à esta coleta de mercadorias. O principal obstáculo é a falta de compromisso na hora da coleta, comprometendo todas as fases do ciclo de pedidos.

  • Fase de transporte

É importante que você ofereça ao cliente mais de uma opção de entrega. Assim, ele sente que o poder de escolha está em suas mãos – o que realmente deve acontecer. Não se esqueça de investir em recursos que promovem o rastreamento da entrega, dando ao cliente o máximo de informações sobre o seu status.

Dentre os maiores obstáculos enfrentados aqui, é possível destacar o extravio de produtos (quando o produto segue uma rota não planejada ou está fora do controle do transportador), sinistro (roubo e furto de carga ou um acidente no trajeto) e avaria (quando o produto é prejudicado durante o percurso).

  • Entrega ao cliente

Por fim, o produto chega ao cliente, e se isso acontece antes do período que foi combinado, com certeza o cliente ficará satisfeito com a sua marca e se tornará um cliente fiel.

É importante garantir que todas as fases do ciclo de pedidos sejam cumpridas com sucesso, e para isso você pode investir em um sistema tecnológico de gestão integrada.

A tecnologia será a sua aliada para organizar as fases do ciclo de pedidos

Para organizar as fases do ciclo de pedidos da sua empresa, você precisa ter como principal aliada a tecnologia. Hoje contamos com diversos softwares à nossa disposição para gerir melhor um negócio, e um exemplo disso é a Platinum log.

Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente. 

A Platinum log oferece uma logística integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.

Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!

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