Por que contar com serviço de rastreamento em seu negócio?

Categoria:
O serviço de rastreamento possui uma relação direta com a eficiência dos processos logísticos do seu negócio. Veja as vantagens para a rotina de uma empresa.
Por que contar com serviço de rastreamento em seu negócio?

O serviço de rastreamento possui uma relação direta com a eficiência dos processos logísticos do seu negócio. Veja as vantagens para a rotina de uma empresa.

Serviço de rastreamento: motivos para investir no serviço para sua empresa. Hoje em dia, os consumidores apresentam uma exigência ainda maior no que se refere às suas compras. Inclusive, destaca-se que as compras hoje são realizadas, na maioria das vezes, de forma online.

Por isso, os clientes gostam de acompanhar o status atual do seu pedido, e isso pode ocorrer por meio do serviço de rastreamento. Desse modo, caso a sua empresa ainda não conte com esse serviço, saiba como ele pode ser benéfico para o seu cliente final e quais os benefícios agregados.

Por que contar com serviço de rastreamento em seu negócio? - Platinum Log - por-que-contar-com-servico-de-rastreamento-em-seu-negocio.png

O que é um serviço de rastreamento?

Como o próprio nome já nos dá uma ideia inicial, o serviço de rastreamento se refere ao serviço remoto de rastreio de veículos. Em resumo, o serviço mostra a localização do automóvel responsável por uma entrega. Os clientes têm acesso a essa ferramenta e podem acompanhar em tempo real onde está o seu produto.

Dessa maneira, o objetivo do serviço de rastreamento visa a segurança e economia dos processos internos. Além disso, ele também é uma ótima opção para prever cenários e variáveis distintas que possam influenciar, de forma negativa, na gestão da empresa e na cadeia de suprimentos.

Para atingir essa finalidade, é necessário contar com o auxílio de uma base de dados consistente e de inteligência artificial. Assim, será possível traçar as rotas ideias para um serviço de qualidade. Desse modo, todo o serviço é otimizado, os responsáveis pela entrega podem evitar locais perigosos e o cliente acompanha a rota de entrega.

De que forma é possível escolher um serviço de rastreamento para sua empresa?

Antes de escolher um serviço de rastreamento, é preciso levar em consideração alguns fatores essenciais. Por exemplo, a prioridade nesse cenário é a sua necessidade e como a empresa precisa desse auxílio no momento.

Nesse sentido, antes de contratar um serviço de rastreamento é preciso considerar a quantidade de veículos e qual a real intenção desse investimento. A sua finalidade é ser uma empresa mais moderna? Atual? Ágil? Tecnológica? Não existe resposta correta, e sim aquela que de fato irá agregar valor para o seu negócio.

Por isso, não há como afirmar que existe uma empresa melhor que a outra, e sim a que atende melhor às suas expectativas e necessidades neste momento.

Tipos de veículos monitorados pelo serviço de rastreamento

Se você pretende investir no serviço de rastreamento para sua empresa, saiba quais são os tipos de veículos sujeitos a esse processo. São diversas as opções que podem ser monitoradas à distância, incluindo carros de passeios, motos e caminhões, por exemplo.

Porém, a depender do veículo usado pela empresa, é preciso investir em um sistema robusto se necessário, ou, caso contrário, em um sistema simples.

  • Rastreamento de carros: esse é o serviço mais conhecido e utilizado (em especial em produtos que atravessam cidades), prezando pela segurança do condutor e dos produtos
  • Rastreamento de motos: acompanha o piloto durante o trajeto e é mais comum em delivery de alimentos ou produtos menores – costumam ficar em locais escondidos, acompanhando a quilometragem e velocidade
  • Rastreamento de caminhões: os caminhões são usados, na maioria das vezes, para entregas feitas entre estados, em viagens longas. Por isso, a empresa que investe no serviço de rastreamento acompanha toda a viagem feita pelo motorista, mesmo que esteja longe da sede

Benefícios do serviço de rastreamento para o seu negócio

O serviço de rastreamento pode abranger diversos benefícios para o seu negócio, sendo o principal deles a redução de custos e a maior produtividade. Esse serviço traz uma certa complexidade no seu funcionamento, e por isso requer que seja implementado por empresas com domínio do assunto.

Outro benefício é diminuir o risco de roubo da carga. Isso porque o Brasil tem sofrido bastante com esse problema. Com base no estudo realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, os roubos de carga tiveram um aumento de 1,7% em 2021. O registro de roubo de carga tem a marca de 14.400 ocorrências.

Além disso, destaca-se que o uso de serviço de rastreamento agrega o benefício de controle do combustível e manutenções a serem realizadas no veículo. Isso porque essa tecnologia permite o acompanhamento do trajeto realizado pelo motorista.

Principais ferramentas de rastreamento usadas por empresas

Atualmente, as empresas que desejam investir no serviço de rastreamento podem seguir com as seguintes opções: satélite, M2M/GSM e radiofrequência. A classificação desses modos é feita com base no sistema de telecomunicação usado. Vamos explorar essas opções a seguir.

M2M/GSM

Esse é o meio mais moderno usado no serviço de rastreamento atual, cuja transmissão ocorre a partir do sinal das antenas de telefonia, através de um chip, parecido com os celulares. O único cuidado se refere aos dados que são disponibilizados na rede a fim de não interferir na atualização de informações.

Radiofrequência

Outro meio de usar o serviço de rastreamento é com a radiofrequência, muito usado no rastreamento de cargas roubadas. Como é um dispositivo mais básico, nem sempre as empresas investem.

Satélite

Por fim, o satélite tem uma performance incrível no que se refere ao rastreamento, porém, o investimento inicial pode ser muito alto. Além disso, essa ferramenta exige uma instalação específica, incluindo outros gastos.

Conte com a Platinum Log

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio. 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert