Logística Outbound: entenda o que é

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A logística outbound pode ser entendida como um modo de gerenciar o setor de transporte. Entenda sobre o assunto e como pode beneficiar o seu e-commerce!
Logística Outbound: entenda o que é

A logística outbound pode ser entendida como um modo de gerenciar o setor de transporte. Entenda sobre o assunto e como pode beneficiar o seu e-commerce!

Em um e-commerce, você precisa ter planejamento operacional, e, nesse caso, existem diversos tipos de logística, como a logística outbound. No geral, esse tipo de logística se refere ao ato de gerenciar o seu setor de transporte. No termo “outbound”, “out” significa lado externo.

Esse conceito visa melhorar os processos operacionais de uma empresa, desde a coleta até a entrega dos produtos ao centro de distribuição ou clientes finais. Dito isso, entenda a seguir o que é a logística outbound.

Logística Outbound: entenda o que é - Platinum Log

Conceito de logística outbound

Inicialmente, é interessante saber o que de fato é a logística outbound. Assim, esse tipo de logística é aquela que visa eficiência no processo de produção. Para isso, a operação busca planejar formas de transportar a matéria-prima da melhor maneira.

Com isso, o foco da logística outbound é definir os processos internos com mais eficiência, e isso inclui as etapas de transporte, armazenagem e escolha da embalagem, por exemplo.

Processos da logística outbound

Algumas operações e processos são comumente discutidos na logística outbound, e trouxemos esses exemplos para que você possa se inspirar.

Roteirização de mercadorias

A roteirização de mercadorias visa identificar a melhor rota e trajeto para que os produtos sejam coletados e entregues. Assim, em termos práticos, a roteirização leva em consideração tempo, segurança, produção, qualidade e custo. Nesse sentido, vemos que a roteirização de cargas tem como objetivo atender às necessidades dos clientes com a maior agilidade e menor custo possível.

Picking ou separação de pedidos

Na etapa de picking, a sua equipe deve separar os pedidos realizados pelos clientes. No geral, na separação de pedidos, os itens serão selecionados de acordo com a solicitação do cliente, e em seguida enviar os produtos para a expedição.

Embora pareça algo simples, esta etapa exige uma atenção redobrada. Afinal, qualquer tipo de falha no picking é suficiente para colocar em risco a satisfação do cliente. Nas empresas mais modernas, é adotado um sistema que automatiza a separação de pedidos.

Packing ou embalagem

Após o picking, é necessário que o produto vá para o packing, que é o processo de embalar a mercadoria. Essa embalagem é primordial para garantir que o produto chegue em segurança no endereço indicado pelo cliente.

É neste momento que você deve entender o que são embalagens primárias, secundárias e terciárias, e de que forma os seus produtos devem ser embalados. Isso é fundamental para manter o estado de conservação da mercadoria.

Faturamento dos pedidos

Essa etapa, também conhecida como billing, é responsável pela emissão de cobrança aos clientes após fechar um negócio. Ou seja, é aqui que ocorre a emissão de notas fiscais e o despacho dos transportes.

Transportes

Na etapa de transporte, podemos encontrar todos os meios e materiais, bem como as ferramentas, necessários para o deslocamento de cargas/pessoas. Por isso, no transporte, é importante pensar em estratégias para otimizar essa locomoção, a fim de agregar eficiência e qualidade nos processos logísticos.

Logística reversa

Por fim, é de suma importância que você confira a etapa de logística reversa. Como o nome já nos dá a ideia, essa etapa se refere ao processo em que uma mercadoria volta à empresa por algum motivo, seja por troca ou devolução do produto.

Sendo assim, você deve planejar muito bem como essa logística reversa vai funcionar. Essa etapa envolve fatores como o controle de materiais e a organização do estoque. Nesse sentido, a logística reversa visa recapturar um produto para consertá-lo e colocar de volta no armazém ou descartar (de maneira adequada), em razão da sua ineficiência.

Qual o marco inicial da logística outbound?

O marco inicial de uma logística outbound é no final da produção de um produto. Assim, todos os fatores que estão envolvidos no transporte entre a empresa e o consumidor final – em alguns casos, esse transporte passa pelo centro de distribuição.

Assim, no planejamento dessa logística, é necessário levar em consideração os custos, roteiros, prazos para realizar a entrega, rastreamento das cargas e legislação do produto em questão.

Essas informações tornam possível o gestor entender o que será preciso para a entrega adequada das mercadorias. Ou seja, o tipo de transporte adotado, se o produto é perigoso ou se existe uma legislação especial.

Conte com a Platinum Log para saber sobre logística outbound e outros assuntos para seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

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