Entrega expressa: quando e como usá-la em seu e-commerce

Categoria:
Entrega expressa: você sabe utilizar no seu negócio? Porém, essa pode ser uma tarefa muito difícil para você, então, como fazer isso?
Entrega expressa: quando e como usá-la em seu e-commerce

Entrega expressa: você sabe utilizar no seu negócio? Porém, essa pode ser uma tarefa muito difícil para você, então, como fazer isso?

Para deixar os seus clientes felizes com o serviço prestado, é necessário contar com alguns diferenciais, como a entrega expressa. No entanto, essa implementação nem sempre ocorre de forma simples. Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a colocar em prática a entrega expressa no seu negócio.

O que é uma entrega expressa?

As empresas costumam adotar dois tipos de entrega, a expressa e a tradicional. Nesse segundo caso, como o nome já nos propõe, é a modalidade mais convencional. Inclusive, essa entrega inclui um prazo maior para que o produto chegue no endereço informado pelo cliente.

Por outro lado, a entrega expressa é aquela que oferece um prazo curto para que o produto seja entregue ao consumidor. Na maioria das vezes, essa entrega ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.

Esse é o tipo de entrega mais escolhido por pessoas que não podem esperar muito tempo por um produto. Com essa rapidez, é possível que o cliente pague por um valor mais alto no que se refere à taxa de frete.

Entrega expressa na prática

Agora que você já tem uma noção básica do que é a entrega expressa, saiba como ela funciona na prática. Na verdade, o seu funcionamento é muito simples. Após a confirmação da compra, o pedido deve ser separado e embalado. Com isso, a transportadora responsável coleta o pedido e faz a entrega.

No geral, as empresas que adotam essa modalidade costumam ter uma transportadora especializada. Com isso, o prazo informado é seguido de forma integral. Além disso, essa entrega expressa pode ficar disponível apenas em dias úteis, a fim de cumprir com o prometido.

Alguns fatores são levados em consideração neste momento, como o centro de distribuição, a disponibilidade do produto no estoque e o local de envio. Logo, para que esse serviço seja executado com eficiência, você deve se preocupar com os seus processos de logística.

Qual o prazo médio da entrega expressa?

Uma das principais dúvidas quando o tema é entrega expressa é o prazo médio. Definir esse período de entrega depende dos meios de envio que a sua empresa utiliza. Isto é, você pode optar por uma transportadora ou Correios.

Entretanto, caso você queira ter uma entrega expressa, o prazo médio deve ser de 24 horas. Em resumo, a entrega do pedido deve ocorrer até o dia seguinte após a compra. Leve em consideração a disponibilidade do estoque, a distância que será percorrida e as formas de pagamento.

O que distingue a entrega 24 horas da entrega expressa?

A maioria dos lojistas confunde a entrega 24 horas com a entrega expressa, porém, não são a mesma coisa. A principal diferença é que a entrega 24 horas funciona no sábado e no domingo, o que não acontece com a expressa. Contudo, seja qual for a opção escolhida, é preciso rever os seus processos internos de logística.

Custo-benefício da entrega expressa

Dentre as opções de frete, a entrega expressa está entre as mais caras. Afinal, a prioridade aqui é entregar o produto o mais rápido possível para o cliente. Assim, a empresa precisa ter o produto sempre disponível e o meio de transporte à disposição, além de funcionários em tempo integral.

Entretanto, os clientes que optam por essa modalidade não se importam com o valor, pois eles desejam o item o mais rápido possível. Por conta disso, do ponto de vista da empresa, é necessário avaliar alguns pontos primordiais para ter custo-benefício, como o valor da entrega e a rapidez dessa entrega.

Principais meios de envio

A entrega de produtos da sua empresa, seja expressa ou não, pode ocorrer de diversas formas. As principais são por Correios e Transportadora.

  • Entrega expressa por Correios: os Correios são o meio de envio mais conhecido, porém, eles trazem algumas limitações quanto aos seus serviços, como restrição de embalagem, peso e área. Além disso, eles possuem alguns pacotes, como o Sedex Tradicional (entrega feita em até 5 dias úteis, Sedex 10 ou 12 (feita até 10 ou 12h do dia seguinte) e Sedex Hoje (quando o produto é entregue no mesmo dia);
  • Entrega expressa por transportadora: por outro lado, você pode optar por entregar por meio de transportadoras, que não estão sujeitas à greve e o item é entregue de forma direta. Contudo, a desvantagem é o valor mais alto.

Como decidir qual o meio de envio ideal?

Para decidir o meio de envio ideal da sua empresa, você precisa levar alguns fatores em consideração, como a proximidade e especialização da transportadora. Além disso, se você tem contato direto e fácil com esse transporte, ele pode ser a melhor opção.

Lembre-se de que, com a entrega expressa, a sua empresa fará contato diariamente com essa transportadora. Logo, elas precisam ser de fácil acesso. Caso contrário, o serviço pode pecar na qualidade.

Dicas para implementar a entrega expressa no seu negócio

Se você se interessou pela entrega expressa, confira algumas dicas que podem te ajudar a implementar essa modalidade no seu negócio:

  • Tenha controle e organização do seu estoque
  • Escolha os itens específicos que estarão sujeitos a essa modalidade
  • Contrate uma transportadora ágil e competente
  • Defina os locais que serão cobertas por esse meio de envio
  • Estabeleça um valor para a entrega expressa
  • Tenha um tempo de adaptação com essa modalidade

Conte com a Platinum Log

Se você precisa implementar a entrega expressa no seu negócio, conte com a Platinum Log para te ajudar. O nosso foco é a entrega terceirizada de operações logísticas com base na melhor estratégia fiscal dos seus processos internos. Confira o nosso site oficial e conheça todas as soluções que a Platinum Log preparou para você! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert