3 estratégias de frete grátis para envio de produtos do seu e-commerce

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Frete grátis: quais as melhores estratégias paras as empresas? Caso esteja inserido no ramo de varejo, saiba que o centro das suas estratégias é o cliente.
3 estratégias de frete grátis para envio de produtos do seu e-commerce

Frete grátis: quais as melhores estratégias paras as empresas? Caso esteja inserido no ramo de varejo, saiba que o centro das suas estratégias é o cliente. Nesse sentido, é preciso oferecer aos clientes condições atrativas para que eles realizem as compras no seu negócio, como o frete grátis.

Com base na pesquisa divulgada pela Locaweb, cerca de 54% das pessoas veem o frete grátis como o responsável pela compra em e-commerces de pequeno e médio porte. Inclusive, o estudo realizado pelo E-commerce Trends demonstrou que o valor caro do frete faz com que o cliente desista da compra (com um percentual de 82,3%).

Dessa maneira, a fim de manter o seu negócio competitivo no setor que está inserido, conte com essa estratégia. Confira a seguir 3 estratégias de frete grátis para envio de produtos do seu e-commerce.

Como funciona o frete grátis na prática?

Antes de oferecer aos seus clientes o frete grátis, é necessário entender como funciona essa estratégia na prática. Dessa maneira, essa ação ocorre quando a empresa se responsabiliza por todos os custos envolvidos no envio dos seus produtos.

De forma comum, esses custos são embutidos no valor do produto adquirido pelo consumidor. Contudo, a viabilidade dessa estratégia traz benefícios para todo o negócio.

Na prática, o frete grátis, para ser implementado, depende do valor atual do ticket médio. Afinal, para que essa estratégia seja benéfica na prática para o seu negócio, não comprometa a margem de lucro atual.

Portanto, leve em consideração alguns critérios, tais como o valor mínimo de compra, os produtos específicos que serão submetidos a essa estratégia e a região. Com todos esses fatores em mente, será mais fácil decidir se, de fato, o frete grátis é a opção ideal para o seu negócio.

Minha empresa precisa oferecer frete grátis?

Saiba que o frete grátis não é obrigatório, e costuma ser uma estratégia adotada frente a algum prejuízo recente da empresa, isto é, diminuição das vendas, por exemplo. Nem todos os negócios podem investir nessa via, inclusive, por não obter lucro com isso. Por isso, avalie os benefícios e desvantagens a seguir.

Principais benefícios do frete grátis

É inegável que o frete grátis ativa nos consumidores uma espécie de gatilho mental. Esse com certeza é um método eficaz para os negócios que desejam persuadir os seus clientes com mais facilidade.

Isso porque o consumidor visualiza a expressão “frete grátis” e já se anima em relação a taxa de entrega – que não existirá nessa compra. A sensação que fica é que o consumidor não vai pagar por algo que deveria, logo, isso indica lucro para ele. Desse modo, os principais benefícios dessa estratégia são:

  • Gerar um tráfego maior no seu site: com a ausência de cobrança do frete, o site terá um tráfego maior de visitas, aumentando a possibilidade de vendas concluídas;
  • Diminui o abandono de compras já no carrinho: quando o cliente chegar no final do pedido, ele verá que o valor não vai sofrer ajustes, assim, é mais provável que não abandone a compra;
  • Aumentar as conversões: após investir no frete grátis, a sua empresa poderá ter um aumento maior de vendas e, consequentemente, de lucro;
  • Fidelizar clientes: por mais que essa estratégia seja temporária, isso vai dar uma oportunidade para que mais clientes conheçam o seu negócio e gostem da experiência, fidelizando os consumidores;
  • Ter mais competitividade no mercado: com o frete grátis, os clientes vão preferir o seu negócio a outros, aumentando a competitividade no setor que a sua empresa está inserida.

Principais desvantagens do frete grátis

Por outro lado, você também deve ter ciência das desvantagens do frete grátis. O principal e o que realmente importa é que a sua empresa vai arcar com todos os valores referentes ao processo de envio do produto. Logo, essa estratégia exige um planejamento cuidadoso dessa ação.

Vale a pena investir no frete grátis?

Como foi dito acima, você precisa analisar os benefícios e as desvantagens dessa estratégia antes de colocar em prática. Pensando nisso, trouxemos 3 estratégias de frete grátis para envio de produtos do seu e-commerce.

Oferecer frete grátis para toda a loja

Uma estratégia muito conhecida é oferecer o frete grátis para qualquer produto da loja, aumentando a expectativa de vendas. Porém, para isso, avalie se os custos não serão altos a ponto de comprometer o seu lucro. Apesar de ser um método arriscado, com o planejamento adequado, pode ser uma tática incrível de retenção de clientes.

Frete grátis para compras acima de X valor

Hoje em dia, essa é uma das táticas mais utilizadas. A sua empresa definirá um valor em específico para que o cliente aproveite o frete grátis. Assim, você pode garantir o lucro do negócio sem comprometer o orçamento e vale muito a pena. Os clientes compram mais produtos até atingir o valor mínimo.

Frete grátis apenas para regiões específicas

A última estratégia que trouxemos se refere a regiões específicas. Isso porque depende da localização do centro de distribuição do seu negócio. Para algumas regiões, o custo de envio é tão baixo que o frete grátis é mais atrativo para os consumidores.

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Como você pôde perceber, o oferecimento de frete grátis deve ocorrer de forma planejada e organizada. Caso contrário, isso pode prejudicar a sua margem de lucros. Por outro lado, quando bem elaborada, a estratégia reúne diversos benefícios.

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